Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida celebram com leigos e amigos de São Francisco de Assis, em Rio Negro /MS, dia 4 de outubro.
Em clima de alegria, gratidão e comunhão fraterna, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, das Betânia Santa Isabel e Betânia Santa Maria da Porciúncula, juntamente com leigos, leigas e amigos/as, celebraram os 800 anos do Cântico das Criaturas no sítio Recanto Paz e Bem, em Rio Negro/MS.
O encontro iniciou-se logo pela manhã com um café partilhado, em que cada participante trouxe sua contribuição, expressão concreta da partilha e da fraternidade franciscana. Às 8h, teve início a caminhada celebrativa do Cântico das Criaturas, vivida de forma orante e itinerante pelos diversos espaços do Recanto.
Em cada ponto do sítio, uma placa com uma estrofe do Cântico era descerrada, revelando os versos de louvor compostos por São Francisco há oito séculos. Após cada descerramento, todos rezavam juntos a estrofe, entoando gestos de louvor, gratidão, perdão e comprometimento seguindo a caminhada até o próximo espaço. No início da celebração, foi proclamado o texto bíblico de Gênesis 1,1–2,2, que recorda o relato da criação e inspirou o grupo ao compromisso com o cuidado da Casa Comum.
O percurso foi concluído com o plantio de uma árvore, gesto simbólico que expressou o compromisso com a ecologia integral e o cuidado com a vida em todas as suas formas. Marcou a presença de uma criança que também colocou seu punhadinho de terra no pé da árvore.
Após a celebração, o grupo partilhou um lanche fraterno, seguido de momentos de descontração e aprendizado, com sorteios de brindes que foram partilhados e perguntas sobre São Francisco e Santa Clara de Assis. O clima de alegria e convivência continuou com tempo livre para banho no rio e, logo depois, um delicioso almoço partilhado, preparado com as contribuições de todos. Um estilo bem pantaneiro! Arroz carreteiro, guisado de carne com mandioca. Tudo uma delícia. Após almoço cada um retornou às suas casas muito agradecido.
Nós Irmãs encerramos com a participação da Santa Missa, na Comunidade São Francisco de Assis, coroando a jornada com um profundo agradecimento a Deus pela vida, pela fraternidade e pela beleza da criação.
A celebração dos 800 anos do Cântico das Criaturas foi um momento forte de Memória, Mística, Profecia seguindo os passos de Jesus em Francisco de Assis.
Por tudo, Deus seja louvado!
Colaboração: Joana Aparecida Ortiz










