Amemos a Deus e , portanto, O adoremos com um coração puro e uma mente pura, porque Aquele que busca isso acima de todas as coisas disse: Os verdadeiros adoradores adoram o Pai em Espírito e Verdade (Jo 4:23)
Segunda Carta aos Fiéis #19
Francisco fala de sua experiência ao escrever sobre a oração; ele ouviu as palavras de Jesus como se estivesse sentado ao lado da mulher samaritana, ouvindo atentamente.
… Nos vãos do reochedo ele se aninha, pelas fendas dos barrancos (Cântico dos Cânticos 2,14). Totalmente despojado de si mesmo Fl 2,7, ele descansou por muito tempo nas feridas do Salvador. É por isso que ele sempre escolhia lugares solitários para concentrar seu coração inteiramente em Deus.
…Pois seu porto mais seguro era a oração; não a oração de um momento fugaz, vazia e orgulhosa, mas a oração prolongada, cheia de devoção, pacífica na humildade. Se ele começava à noite, mal terminava de manhã. Caminhando, sentando, comendo e bebendo, ele estava focado na oração. Ele passava a noite orando sozinho em igrejas abandonadas e em lugares desertos onde, com a proteção da graça divina, ele superava os muitos medos e ansiedades de sua alma (Da Primeira Vida de São Francisco, Thomas de Celano, XXVII, 71).
O convite à mulher samaritana é para todas as pessoas, para Francisco e para cada um e cada uma de nós. É o convite de Deus para vir ao paraíso tranquilo e solitário de paz e comunhão com Deus. “Se [nós] soubéssemos o dom de Deus ...” Francisco nos lembra que encontramos nosso Deus na verdade interior, simplesmente, porque estamos com um coração puro e uma mente pura: é a graça de sermos abraçados por um amor profundo e sem máscaras. Se apenas soubéssemos ...
Para Refletir:
- Como sou um verdadeiro/a adorador/a do Pai?
- Quais são as maneiras pelas quais a Palavra de Deus fundamenta meu chamado ao estilo de vida Franciscano?
- O que Francisco me diria hoje sobre o amor e sobre a devoção expressa em minha oração pessoal “nos lugares solitários que escolho para focar meu coração inteiramente em Deus”?
- Francisco escolheu cavernas, fendas de rocha e igrejas abandonadas para ficar sozinho. Onde meu coração está mais sintonizado com as palavras suaves e gentis de Deus?
Rezemos: Deus onipotente e glorioso, ilumine as trevas do meu coração e dê-me a verdadeira fé, esperança e perfeita caridade, bom senso e conhecimento, Senhor, que eu possa cumprir o seu santo e verdadeiro mandamento. AMÉM!
Irmã Deborah Lockwood, Presidente, CFI-OTR
Irmãs de São Francisco da Penitência e Caridade Cristã
Língua original: Inglês
Fonte: www.ifc-tor.org