CIFA

Cartilha de história do Povo Guarani e Kaiowá

A cartilha foi publicada pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que tem por objetivo sensibilizar as pessoas a sociedade sobre a realidade dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul especificamente os Guarani e Kaiowa. Um trabalho que iniciou em 2012 e somente agora conseguimos concluir apresentação de quatro comunidades em áreas de retomada as crianças ouviam os anciãos contando a história de como viviam Antigamente como foram expulsos de suas terras como retornaram as suas terras e como vivem hoje com seus sonhos e perspectivas. Esta semana fizemos a entrega em duas das comunidades que contaram suas histórias comunidade guayviry município de Aral Moreira e as comunidades Kurusu Amba 1 e 2 no município de Coronel Sapucaia não conseguimos chegar nas demais regiões por motivo das chuvas e as estradas não nos permitirem por conta dos atoleiros.

Na ocasião da entrega da cartilha à comunidade, contamos com a presença de Ulises Quero, jovem mexicano da ONU, representando a Franciscans International.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Ir. Joana Ortiz, cifa