CIFA

Betânia em Missão

Viver em Betânia, Betânia em Missão é GRAÇA. É sair de si, sair da zona do conforto, caminhar, ter compaixão, ser benevolente; é lugar da acolhida, do perdão, do aconchego, do diálogo, é o lugar de restabelecer as forças; lugar de chegar e partir para missão e enfrentar os desafios com amor e resiliência, pois tudo está interligado. Jesus Cristo, modelo de entrega, serviço, amor, despojamento, sensibilidade, renúncia e esperança, veio para servir e assumir o projeto do Pai como servo. Jesus tão humano e divino, que amou tanto a humanidade, com amor maior aos prediletos do Pai: os pobres, os vulneráveis da época.

Assim, Madre Clara e Frei Pacífico dentro de si sempre tiveram o desejo de servir, especialmente os que mais sofrem, os excluídos da sociedade, os sem vez e voz. Eles nos deixaram o legado de sermos missionárias, seguindo as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado, sem onde reclinar a cabeça.

Como expressa nossos documentos: A mentalidade das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida baseia-se inteiramente na caridade, amor de Deus e do próximo, isso nas relações entre nós irmãs e com as pessoas abandonadas, afastados do Nosso Senhor. E nós hoje estamos atentas para estar entre aqueles que a sociedade rejeita e exclui, os vulneráveis.

Somos presença em muitos lugares. Somos desafiadas a contemplar e conhecer a realidade, a cultura, as crenças e os valores, a estarmos atualizadas, ter senso crítico e um grande amor aos mais pobres, na África, no Amazonas, no Mato Grosso, na Bolívia, no Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul. É no meio do povo simples, dos surdos, dos indígenas, povo afro, nas periferias, nas lutas sociais, na saúde, na educação, na defesa da vida e dos seus direitos, que somos Betânia em missão, levando e anunciando a Palavra de Deus e denunciando as injustiças, sendo defensoras da vida e do meio ambiente, a Casa Comum.


Colaboração: Ir. Silvana Pauletti, CIFA