CIFA

Assembleia Eclesial Latino Americana e do Caribe

La Primera Asamblea Eclesial de América Latina y El Caribe se realiza en el horizonte de los 500 años del Acontecimiento Guadalupano (2031) y de los 2000 años de nuestra redención por la muerte en cruz y la Resurrección de Jesucristo (2033), una fecha que nos recuerdan los hechos fundantes de nuestra fe cristiana. (Doc. Discer.art 3)
Nos dias 21 a 28 de novembro de 2021 aconteceu a primeira Assembleia Eclesial Latino Americana e do Caribe, com o lema: “Todos Somos Discípulos Missionários”, da qual eu, Ir. Aline Silva dos Santos, participei virtualmente como representante da minha Diocese, San Ignácio de Velasco-Bolívia. O que para mim se constituiu de uma experiência forte de sinodalidade, comunhão e participação. O grande chamado era à escuta e a partir dessa escuta deixar o Espirito Santo atuar na Igreja de América Latina e caribe, a luz do Documento para o discernimento comunitário, elaborado a partir das diversas contribuições do povo de Deus no processo de escuta. Olhando a realidade e identificando os elementos que nos dão esperança:  Quais situações nos doem mais?
A assembleia acontece pela inspiração do Papa Francisco, para uma Igreja que caminhe mais junto do povo de Deus. Também, retomando aspectos teológicos e pastorais da Conferência de Aparecida, que ainda não se concretizou, em um grande desejo de discernirmos juntos, a vontade de Deus para essa região e a partir daí formular orientações pastorais comunitárias para animar a caminhada nos próximos anos da Igreja Latina Americana e Caribenha.
Foi nesse espírito de unidade, comunhão e participação que aconteceu a Assembleia Eclesial, formada por 50 grupos de trabalho que, deixando-se guiar pela luz do Espírito Santo, foram escutando os clamores da Igreja da América Latina e do Caribe, através de cada participante que trazia sua realidade local. E foi assim que fomos construindo as orientações pastorais para a Igreja Latino Americana e Caribenha, que já está sendo difundida para todos.
Sou muito agradecida por ser parte dessa construção comunitária e sinodal. Que a virgem de Guadalupe interceda por nós nessa caminhada de reafirmar o nosso compromisso pastoral para com Jesus Cristo, para que todos tenham vida e a tenha em abundância.


Colaboração: Ir. Aline Santos, cifa