CIFA

Aconteceu a Formação sobre o Sínodo para a Amazônia

O Papa Francisco anunciou em outubro de 2017 que a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos de 2019 refletiria sobre o tema: Amazônia – novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Esses novos caminhos de evangelização devem ser elaborados para e com o povo de Deus, especialmente os que habitam nessa região.

No intuito de aprofundar a proposta do Sínodo, aconteceu no dia 27 de fevereiro, na ESTEF, a Formação sobre o Sínodo para a Amazônia. O evento foi promovido pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, em parceria com a ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana) e com o apoio da CRB-RS.

A floresta amazônica é de vital importância para nossa Casa Comum – Planeta Terra. Por isso, as reflexões deste Sínodo superam o âmbito estritamente eclesial amazônico, por serem relevantes para a Igreja universal e para o futuro de todo o planeta.

Ajudou na reflexão do tema, o assessor Daniel Seidel, membro da REPAM (Rede Eclesial Pan-Amazônica), que apresentou um histórico de modelos de desenvolvimento que são destruidores da Casa Comum, causando a morte da floresta. Destacou ainda, que o Documento Laudato Si’ e a Ecologia Integral são grandes eixos inspiradores da REPAM.

Na partilha do tema e das experiências vividas como missionário nas terras da Amazônia, Daniel enfatizou que devem fazer parte do projeto de evangelização: a proximidade, o diálogo, a paciência, a acolhida, a escuta, o discernimento e a compreensão, sendo importante da parte do missionário viver o tempo de Deus – kairós – e não o kronos.

“Cuidar a Amazônia é cuidar da Casa Comum, nos recorda o Papa Francisco. Somos desafiados a promover projetos de vida pessoal, social e cultural”, expressou a Sra. Isabel Santos, leiga da Comunidade São Francisco – Rede de Comunidades Santa Clara, que marcou presença na formação.

Sejamos uma Igreja cuidadosa, próxima, samaritana e misericordiosa, presente nas lutas do povo e em defesa dos territórios e biomas e acima de tudo, rezemos! Rezemos pelo Sínodo para a Amazônia, que seja um novo Pentecostes, seja luz e motivação nesta caminhada em defesa pela Casa Comum.

A Formação sobre o Sínodo para a Amazônia contou com a presença de diversos religiosos e religiosas, leigos e leigas de Porto Alegre/RS e região. Foi um momento muito significativo onde foi possível refletir e tomar conhecimento maior sobre a realidade da Amazônia.

 


Colaboração: Ir. Gabriela Roz, CIFA