No período de 04 a 22 de janeiro do ano corrente, eu, Ir. Gabriela Roz juntamente com Andrea Balsamo, (educadora na Escola Nossa Senhora do Brasil), Carolina Baptista, (educadora no Colégio Rainha do Brasil), religiosas, religiosos e leigas, concluímos mais uma etapa do Curso de Pós-Graduação em Espiritualidade Franciscana, pela Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF.
Esta etapa, devido o tempo em que vivemos de pandemia, foi realizada de forma online. Tivemos aulas de:
- Teologia Franciscana – Prof. Arno Frelich;
- Seminário História do Franciscanismo no Brasil – Prof. Vanildo Zugno;
- Espiritualidade Franciscana e liturgia – Prof. Aldir Crocoli;
- Missão Franciscana - Prof. Nestor Schwerz;
- Pedagogia Franciscana - Profª Mônica Azevedo.
Além destas disciplinas, tivemos um momento de partilha das pesquisas que estamos finalizando, como parte de conclusão do curso. Abaixo segue uma breve partilha sobre os temas de pesquisa dos nossos trabalhos.
A inclusão dos PCDs no contexto da escola que tem o conhecimento e a prática do Carisma Franciscano
- Andrea Balsamo -
O artigo do curso de Pós-Graduação em Espiritualidade Franciscana, tem como tema A inclusão dos PCDs no contexto da escola que tem o conhecimento e a prática do Carisma Franciscano.
O mesmo surgiu das angústias que trago como educadora ciente que temos a capacidade de fazer um trabalho afetivo, amoroso, acolhedor, humilde e cuidadoso em nossas instituições, onde temos uma missão humana e pedagógica, conforme algumas bibliografias comprovam.
Contudo, é preciso rever nossas práticas, vivências diárias, diálogos, vínculos, entre outros, os quais devemos ser mediadores colocando-se no lugar do outro, para o outro e com o outro. Somos peça fundamental, pois é amando e aceitando as diferenças que somos amados e respeitados, ou estamos na profissão errada como cita Francisco nas Fontes Franciscanas e Clarianas.
O conhecimento da Pedagogia Franciscana vem ao encontro ao que vivemos como educadores. Devemos amar e deixar-nos amar como Francisco quando se inseriu junto aos leprosos. É preciso ter esse amor nas relações, incluindo nossos estudantes, como missão Franciscana para que não haja uma exclusão e até mesmo evasão escolar. Estarmos imbuídos e imbuídas deste carisma segundo Madre Clara, é dar “voz e vez aos que não são aceitos na sociedade”.
Valores Francisclarianos no Cotidiano Escolar
- Carolina Baptista -
O tema escolhido foi a respeito dos valores francisclarianos no cotidiano escolar, destacando a Fraternidade, a Solidariedade, a Paz e o Bem, a fim de desenvolver uma pesquisa sobre a relevância destes para uma educação francisclariana, em busca de uma sociedade melhor. Tendo em vista que a escola é muito importante na formação de uma pessoa, espaço fértil para uma educação efetiva e integral.
No artigo procurei dialogar com diferentes autores, refletindo sobre as vivências a respeito dos valores francisclarianos, em especial no Colégio Rainha do Brasil. O intuito era levantar aspectos que propiciassem a melhoria da prática diária do educar, ressaltando a importância que temos no processo da aprendizagem, entendendo o próximo como imagem e semelhança de Deus, seguindo o exemplo de Francisco e Clara de Assis em busca de uma sociedade melhor.
Liderança à luz de Santa Clara de Assis
- Ir. Gabriela Roz -
Clara de Assis é uma mulher que quebrou paradigmas existentes em sua época. Vivendo a pobreza e a irmandade foi um grande potencial dentro da Igreja, mas sem quebrar relações. Ela foi ousada e teve visão de futuro, sem deixar de levar em conta o contexto em que vivia. É uma mulher de personalidade forte, cheia de fé e esperança e sensível à realidade.
Ao ler seus escritos, é possível descobrir uma mulher fascinante, com visão ampla, ousada, líder e muito sábia. A liderança de Clara e a maneira como governou o Mosteiro de São Damião, sendo fiel, coerente e perseverante no modo de vida por ela assumido, são luzes para mulheres e homens que hoje estão ou poderão estar em posição de líderes.
A bibliografia encontrada não trata especificamente sobre o tema da liderança de Clara de Assis, mas é possível perceber a grande liderança que ela foi através de seus escritos, principalmente a Forma de Vida, e também através do que falam sobre ela, as testemunhas do Processo de Canonização e outras fontes, em especial quando se referem ao exercício da autoridade e do governo e à convivência como irmã.
Colaboração:
Andrea Balsamo, Escola N. S. do Brasil
Carolina Baptista, Colégio Rainha do Brasil
Ir. Gabriela Roz, cifa