CIFA

26º Capítulo Geral | 2º dia

Na manhã de ontem (dia 18/10), iniciamos nosso dia com a oração da manhã. A equipe de liturgia do capítulo nos convidou a rezar e celebrar nossa missão à luz do Documento da Missão. Ao concluímos a oração, Frei Moacir Casagrande, OFMCap, assessor do Capítulo, iniciou a reflexão do retiro que segue até dia 20/10. Para o momento de reflexão, Irmãs e Formandas nas Betânias puderam acompanhar via googlemeet a fala do Frei Moacir.

Durante este ano fomos aprofundando o ser Betânia. E hoje Frei Moacir refletia a partir de três momentos de Jesus em sua experiência em Betânia com Marta, Maria e Lázaro. São eles: Jesus ausente de Betânia (Jo 11, 1-16), Jesus presente em Betânia (Jo 11, 17-38) e A Betânia transformada por Jesus (Jo 11, 39-44).

O assessor nos recordou a ausência de Jesus em Betânia. É preciso comunicar nossa necessidade a Jesus. As irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele que tu ama está doente” (Jo 11, 3). O que comunicamos a Jesus? Que compromisso temos com os doentes de nossa Betânia? Jesus chega e Lázaro já está morto. Ao saber da notícia, Jesus ainda se demorou dois dias para ir ao seu encontro. O que a demora de Jesus nos ensina?

A tragédia, a morte é uma oportunidade. Na tragédia existe uma luz! Nosso desafio é encontrar a graça no meio da desgraça. Tomé foi aquele que duvidou, mas também teve muita coragem: “Vamos também nós e morramos com Ele” (Jo 11, 16). Todos estão em volta ao medo que envolve a morte de Jesus. Jesus se retira porque está ameaçado de morte. O que fazemos em situação semelhante?

Jesus presente em Betânia. Ele retorna a Betânia e ao encontrar Marta ela lhe fala: “Senhor, se tivesses estado aqui meu irmão não teria morrido” (Jo 11, 21). Marta alicerçada em sua formação acredita que o consolo é espera do amanhã. Mas Jesus é o futuro que já chegou, já é presente. Lázaro não está morto, apenas dorme. Morre quem se afasta de Deus e perde seu espírito de fé. Dormir é estar com Deus. Eis o questionamento para nós: pregamos conformação ou pregamos transformação?

Betânia transformada por Jesus. Jesus ordena que retire a pedra. Porém Marta diz a Ele: “Senhor, ele deve está cheirando mal, já são quatro dias” (Jo 11, 32). Jesus transforma a Betânia. Nossa fé tem que ir além. Quais as pedras que colocamos para esconder a podridão? Quais as pedras estão atrapalhando a missão da Betânia e Betânia em missão? A morte não é o fim! Jesus nos convoca assim como Lázaro, “vem para fora”. Mesmo enfaixadas precisamos sair do túmulo e de tudo que nos impede de caminhar e a liberdade de nossa resposta.

Após sua reflexão fomos conduzidas para o momento pessoal, a fim de olharmos para nossa missão, rezar nossa vida congregacional e atenta aos apelos que Deus nos convida neste 26º Capítulo Geral. Às 18h, nos reunimos na capela da Casa Mãe para a Celebração Eucarística, momento de Ação de Graças pela vida e missão da Congregação no quadriênio.

Após a janta, rezamos o terço missionário em pequenos grupos. Neste momento também, rezamos em sintonia com toda a congregação e em comunhão com todos os continentes.

Gratidão ao Senhor pelo dia!

 

Confira as fotos do dia CLICANDO AQUI.

 


Colaboração: Equipe de Comunicação do 26º Capítulo Geral da CIFA