CIFA

2ª Assembleia Plenária hibrida da CEAMA - Conferência Eclesial da Amazônia

Nos dias 13 e 14 estive participando da 2ª Assembleia Plenária hibrida da CEAMA - Conferência Eclesial da Amazônia, que tem o objetivo de dar cumprimento aos estatutos da CEAMA (Art. 8), no compromisso de realizar uma assembleia plenária anual, com uma ampla representação da diversidade da Igreja na Amazônia, para refletir sobre os avanços do caminho realizado pela CEAMA e de igual maneira discernir, deliberar e tomar decisões em relação com seus desafios em curto, médio e longo prazo.

A CEAMA, é um organismo e Eclesial, permanente e representativo para a Região Amazônica, que nasce e é fundada em 29 de junho de 2020, respaldada por uma proposta de estatutos que foram postos em consideração nas instâncias do Vaticano. A CEAMA, busca concretizar os compromissos do Sínodo de 2019, na tarefa de assegurar e encontrar novos caminhos para a missão evangelizadora, com o rosto amazônico da Igreja, incorporando a proposta da ecologia integral neste território.

Num primeiro momento foi feito uma leitura do contexto Amazônico e os desafios globais para a Panamazônica, sócio-política, ambiental e eclesial. Trabalhamos em três círculos para uma leitura regional dos participantes.

Na manhã do dia 14, olhamos a proposta do Plano de ação da CEAMA 2022-2024. A CEAMA, busca uma articulação com todos os demais organismos (REPAM, CLAR, o CELAM e CARITAS), porque seu horizonte é a sinodalidade. Posto em consideração a metodologia do plano, foi muito bem aceita pela assembleia, com algumas ressalvas, de não criarmos algo de cima para baixo, mas ter o cuidado de primeiro escutar a base e depois projetar algo de forma mais concreta e clara; linguagem simples que possa ser compreendida por todos, principalmente para os que os destinatários da nossa missão.

D. Claudio Humes, nos disse que é preciso ir nas bases para levar as propostas do sínodo.

“Una Igreja profética, é o que se espera da Amazônia”.

O plano de ação da CEAMA está formado por três objetivos e três estratégias:  1.Formação; 2. Comunicação; 3. Articulação e consolidação da CEAMA, para o desenvolvimento dos objetivos.

Objetivo Específico 1

Nutrir desde as Jurisdições eclesiásticas e suas práticas pastorais o plano de Pastoral de Conjunto.

Objetivo Específico 2 

Impulsionar, acompanhar e articular os núcleos temáticos surgido do processo sinodal.

Objetivo específico 3

Diálogos, alianças e redes em espirito sinodal em função da construção do Plano de Pastoral de Conjunto.

Sonhemos juntos com uma Igreja missionaria, eclesial e sinodal


Colaboração: Ir. Aline Silva dos Santos