CIFA

Termina o 26º Capítulo Geral da CIFA

Na manhã do dia 23 de outubro, Ir. Iriete Lorenzzetti abriu a seção capitular dizendo que estávamos no sétimo dia e que tudo era muito bom. Após momento de oração, que fez referência ao mandato missionário de Jesus aos discípulos, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,18), deu-se continuidade nos trabalhos.

As capitulares retomaram e aprovaram o Regimento em vista do próximo Capítulo Geral e avaliaram o todo do 26º Capítulo Geral, sendo destacado como um momento muito bom, significativo, de participação de todas entre outras coisas que fizeram com que o Capítulo tivesse um bom andamento.

Frei Moacir Casagrande, OFMCap, assessor do 26º Capítulo Geral, recordou que esteve assessorando o Capítulo passado e que agora estava neste e percebe que fizemos uma caminhada muito boa e nos parabenizou por isso.

Às 10h, houve Missa de encerramento do Capítulo Geral, posse do novo Governo Geral e envio das Irmãs capitulares. A Missa foi presidida pelo Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre/RS, que enfatizou a importância de termos intimidade com o Evangelho, com Aquele que diz Eu Sou. É aí que encontraremos coragem. Disse que é agora que começaremos verdadeiramente o capítulo e, com ânimo renovado, agora sim avançar. Pois o Capítulo sempre é oportunidade de sacudir as Irmãs e mantê-las acordadas e dispostas para aquilo que o Espírito de Deus está pedindo a cada uma.

Ir. Iriete Lorenzzetti, Ministra Geral, agradeceu a todas as Irmãs e pessoas que estiveram nos acompanhando durante o 26º Capítulo Geral. Agradeceu as Irmãs que se dispuseram no serviço do Governo Geral no quadriênio 2017-2021 e às que assumem no quadriênio 2021-2025. Lembrou que não caminhamos e não vivemos o Evangelho sozinhas.

Ainda, Ir. Iriete mencionou as prioridades assumidas para o quadriênio 2021-2025: viver a Espiritualidade Franciscana Aparecida de forma encarnada, que é algo fundamental para nós; nos empenharmos na Animação Vocacional, na Formação particularmente de lideranças, na renovada opção pelos mais pobres. Continuaremos atentas e dedicando o nosso melhor aos povos indígenas, aos surdos e às pessoas em vulnerabilidade; por fim, destacou que assumiremos com afinco as decisões capitulares de manter nosso elã missionário e  intercongregacional.

No final de sua fala, Ir. Iriete convidou as Conselheiras e Ecônoma para entregar fascículo das Cartas Circulares de Madre Clara Maria de Azevedo e Souza, nossa fundadora. E fez o convite às Irmãs para que pudessem, em um breve momento de silêncio, fazer uma oração e bênção para as Irmãs que assumem o Governo Geral.

No final da Celebração Eucarística as Irmãs retornaram para a sala capitular para leitura e aprovação da ata e encerramento oficial da Assembleia Capitular. Ainda, Dom Jaime expressou que se queremos renovar a Igreja, a sociedade, a nossa congregação, temos que ter em mãos o Evangelho. É aí no Evangelho que o Espírito faz nova todas as coisas. E concluindo, é preciso gostar do que somos e amar o que fazemos.

Somos muito gratas a Deus pelo bom êxito do 26º Capítulo Geral, pela convivência e partilhas, pelas inspirações e decisões que ocorreram e pedimos que o Espírito do Senhor e seu santo modo de operar continue a nos conduzir.

 

Ser Irmã Franciscana Aparecida é ser a primeira no testemunho de uma vida simples, menor, humilde, profética, gestando o novo junto aos sem vez e sem voz.

É ser testemunha da alegria de viver em Betânia para o mundo. O que vimos e ouvimos, nós anunciamos.

Ser Irmã Franciscana Aparecida é não ter medo de arriscar de Betânia para o Mundo, o que vimos e ouvimos, nós anunciamos.

 

 

Confira as fotos do dia CLICANDO AQUI.

 

 


Colaboração: Equipe de Comunicação do 26º Capítulo Geral da CIFA