CIFA

Semana Santa na Aldeia

Há décadas a CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil Regional Campo Grande, o CIMI – Conselho Indigenista Missionário, tem assumido ser Presença Solidária e celebrativa na Semana Santa nas aldeias dos Povos Terenas, no MS. Este ano tivemos maior presença em praticamente quase todas as aldeias das Terras indigenas do Povo Terena. Nessas aldeias contamos também com a presença do Povo Kinikinau e Povo Atikum - povo migrante do Pernambuco.

Cada equipe organizou a Semana Santa conforme suas possiblidades. Vamos partilhar aqui a equipe que marcou presença nas Terras indígenas do Município de Nioque.

Dos dias 11 a 16 de abril, Ir. Solange Luci, Ir. Joana e Egon Heck formaram uma equipe de missão junto as Aldeias de Nioque. Na primeira reunião com as lideranças para organizar a semana, dia 12, esteve conosco os padres daquela Igreja Particular: Padre Daniel (pároco) e Pe. Carlos. A noite presidimos a celebração de abertura da Semana dos Povos Indigenas. Contou-se com a presença dos irmãos evangélicos.

Dia 13, conforme programação construída com as comunidades, tivemos o dia da celebração do Sacramento da Penitência. A chuva caiu praticamente o dia todo apagando a poeira e ajudando também na retomada da vida para este momento de graça. Várias pessoas procuraram o sacramento. Neste dia contamos com a presença do Bispo Dom João Gilberto, da Diocese de Jardim, que ficou a tarde conosco. Uma presença amiga e solidária. Presidiu a celebração e com o Pe. Carlos como concelebrante. Com a presença do missionário Egon Heck, um dos missionários fundador do CIMI, entidade que neste ano celebra seus 50 anos, tivemos a rica partilha de vida. Egon sempre ressaltava a caminhada desses 50 anos com gratidão e esperança. Um caminho de aprendizagem com os povos.

Foram cinco comunidades pelas quais passamos. Cada uma com a sua singularidade e acolhimento. Algumas destacavam mais as crianças. Um povo muito acolhedor e ansioso por celebrar estes momentos que coincidiram com as festividades próprias da cultura.

Tivemos a celebração da Santa Ceia na Comunidade Agua Branca, marcada pela dança das crianças. Celebração de abertura da semana dos Povos indígenas na Comunidade Brejão. Celebração da Via Sacra com a presença de todas as comunidades em um ponto já combinado por eles. E a celebração da Vigília Pascal na comunidade Cabeceira – Nossa Senhora Aparecida, com a fogueira. Contamos com a participação ativa e fervorosa das pessoas que ali puderam estar conosco. Nesta destacamos a presença da juventude, com uma apresentação da Ressurreição. Muito linda. E no final um fechamento com a dança ao redor do fogo: Toré - do Povo Atikum. Cada comunidade recebeu um Círio ofertado pela Paroquia Nossa Senhora de Fatima, Rio Negro.

Retornamos nesta noite para Campo Grande / Rio Negro, com a alegria  e o ardor missionário de quem encontrou o Senhor que caminha conosco e nos envia a anunciar a Boa nova!

 

Colaboração: Ir. Joana e Ir. Solange, cifa