CIFA

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima

Sem dúvida nenhuma a aparição da Virgem de Fátima está entre as maiores histórias do Século XX. Um milagre bem documentado e repleto de testemunhas, para ser mais exato, cerca de 70.000 pessoas testemunharam o poder de Maria.

Tudo começou no dia 13 de maio de 1917. Lúcia, Francisco e Jacinta, também conhecidos como “Pastorinhos”, afirmaram ter presenciado  aparições de Nossa Senhora no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal. As aparições aconteciam somente no dia 13 dos seis meses seguintes, exceto a aparição do mês de agosto que ocorreu no dia 19.

No entanto, foi a aparição do dia 13 de outubro que causou furor entre a população que afirmam ter visto o sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, que girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo, depois, vir precipitar-se sobre a Terra. Tal fenômeno foi testemunhado por milhares de pessoas, até mesmo por algumas distantes do lugar da aparição. O relato foi publicado na imprensa por vários jornalistas que para ali se deslocaram e que foram também testemunhas do fenômeno.

Para corresponder ao pedido de Nossa Senhora de que se fizesse uma capela em Sua honra no local das aparições em Fátima, no ano de 1919 foi erigida uma capela – a Capelinha das Aparições – no local exato onde os pastorinhos afirmaram ter visto a Virgem Maria. Em 1928 foi benzida a primeira pedra para a construção de um templo de maiores dimensões nas proximidades da capela, o qual ficou pronto em 1953.

Em 13 de Maio de 1946, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi coroada canonicamente pelo Cardeal Masella, legado pontifício.

Em 1954, a esse novo templo foi-lhe concedido o título de Basílica Menor pelo Papa Pio XII – trata-se da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Com o passar dos anos, vários outros edifícios e monumentos religiosos foram sendo construídos em torno da capela e da basílica, e ao complexo foi dado o nome de Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (ou, simplesmente, Santuário de Fátima).

A Virgem de Fátima, desde a sua primeira aparição pede e enfatiza a importância de rezar o Rosário: “Rezem o Rosário todos os dias para alcançar a paz no mundo e o fim da guerra”. E Assim, em suas aparições aos pastorinhos ela mostra a importância desta oração para alcançar o fim da guerra e paz no mundo.

Por receber milhões de peregrinos anualmente, é-lhe dado o nome de "O Altar do Mundo" e trata-se, na atualidade, de um dos maiores santuários marianos do mundo.

Hoje celebramos este dia, com espírito de gratidão e louvor, pelas graças alcançadas por meio da Virgem de Fátima, que nos conduz ao seu Filho Jesus e nos ensina a ter esperança em mundo melhor.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!