A Equipe de Formação da CIFA motivou Irmãs e formandas a participarem da 1ª Formação Online 2021. Este, foi referente a Campanha da Fraternidade Ecumênica e aconteceu na noite do dia 27 de fevereiro. O tema foi aprofundado por Frei Olavo Dotto diretamente de Brasília/DF.
A partir das provocações sábias do Frei Olavo, eu faço os seguintes destaques:
A cultura do encontro deve fazer parte de nosso ser e fazer diário; ser pessoa de esperança; fortalecer a caminhada ecumênica; persistir na unidade das Igrejas Cristãs em projetos comuns; ter uma espiritualidade forte alimentada na Palavra, no diálogo e na escuta ativa.
A dimensão da ação social das Igrejas Cristãs, convoca que estejamos ao lado dos mais vulneráveis. Para isso, requer conversão pessoal, comunitária e social. Frei Dotto lembrou-nos ser o objetivo do texto da Campanha da Fraternidade Ecumênica, de cunho pastoral e não doutrinal. Logo, a atenção deve ficar no foco essencial, por vezes motivo de controvérsias desnecessárias.
A busca da paz e do diálogo fraterno é fruto de ações bem concretas que levam a conversão em todos os níveis, gerando pessoas engajadas e comprometidas. Esta busca se torne para nós hoje um estilo de vida se a gente quer pensar em um mundo novo.
O desafio desta campanha requer o compromisso pessoal em comprometer-se com a mudança na construção do diálogo. A busca da essência: adoração a Deus e amor ao próximo.
O mundo está polarizado exatamente pela falta de diálogo. A escuta ativa é necessária e o processo de conversão é diário. Nossa prática deve ajudar a fortalecer o diálogo, a estar ao lado dos que mais sofrem, pois a indiferença não deve fazer parte da ação do cristão.
Tenhamos como propósito fazer a diferença com iniciativas que curam, que libertam e que despertam o amor incondicional ao próximo. Coloquemos o Evangelho como a grande força de Deus que possibilita uma cultura do encontro e do diálogo.
Colaboração: Ir. Ignes Piasson, cifa