CIFA

Falecimento - Ir. Filomena Maria

Ir. Filomena Maria, nasceu no dia 08 de março de 1930, em Guaporé/RS, depois a família mudou para Concórdia/SC.

Seu nome de batismo foi Angelina Philomena Sebben, filha de Giácomo Sebben e Amabile Balbinot. Sua mãe faleceu, quando ainda era pequena e ficou responsável pelos irmãos.

Ir. Filomena relata que trabalhou no hospital em Caxias do Sul/RS onde tinha oportunidade de ir às missas e ali conheceu um padre que a convidou para ser Irmã e ela manifestou o desejo de seu coração. Ao falar deste momento, “Foi um dia especial”, pois foi encaminhada à nossa Congregação. Ingressou na etapa do Postulado em 16/07/1953, na etapa do Noviciado em 02/08/1954. Fez a 1ª Profissão em 02/02/1956 e Votos Perpétuos em 02/02/1960. Tinha como co-irmã, sua irmã de sangue Ir. Carmela Maria, falecida em agosto de 2020.

Viveu momentos marcantes, mas ao ouvir Madre Clara falar da relação com o Divino Hóspede, não tinha explicação de tão belo. Outro fato marcante foi o dia em que veio visitar a Congregação e foi recebida por Madre Clara. Foi a primeira Irmã que ela conheceu. Ir. Filomena relata: “estava na porta me esperando, com sua simplicidade e delicadeza, fazendo-me sentir a presença de Deus e sua acolhida materna".

Um espaço que Ir. Filomena doou muito de sua vida foi no "cuidado aos doentes em diversos hospitais onde fez experiências de vida fraterna com as Irmãs e os doentes. Não tinha horário, sempre prontas para servir com carinho e disposição, pois nos hospitais encontrávamos o rosto de Jesus sofrido em cada irmão que chegava até nós", dizia ela.

Um outro aspecto que vale destacar é que Ir. Filomena encontrou maior aproximação com o Divino Hóspede quando a doença lhe alcançou e nesta condição sentiu-se mais fortalecida na vida de oração e na experiência da misericórdia de Deus.

Uma vez, foi solicitado que Ir. Filomena deixasse uma mensagem para nós, Franciscanas Aparecida e ela disse: “Não percam de vista o ponto de partida”, pois isto torna nossa vida mais alegre e nos dá forças para encarar as dificuldades do cotidiano. É importante criar em nós um espírito de disponibilidade e amor ao serviço gratuito aos nossos irmãos mais necessitados e o cuidado com a vida. Que confiemos no chamado do Senhor, pois algo de bom Ele espera de cada uma de nós. Vivamos com simplicidade em meio aos sem vez e sem voz, demonstrando alegria de ser discípula a serviço do Mestre. Rezemos sempre a Jesus, que Ele ouvirá nossas preces" (Revista Presença, ed. 203).

Ir. Filomena, nossa gratidão pela convivência conosco! Agradecemos a Deus pelo sua doação silenciosa e amável. No tempo em que morou com as Postulantes, sempre dizia: “Vale mais a prática do que a gramática”.

Interceda por nós, desde à Betânia Celeste para que sejamos sempre,

Franciscanas Aparecida na prática da “Virtude Rainha.”

 

Missa de sétimo dia em intenções em nossas Comunidades, no dia 06 de maio de 2021.

 


Secretaria Geral da CIFA